Quem nunca se deparou frente a uma página em branco em busca de inspiração?! O fato, é que a inspiração é fundamental no processo de planejamento, de ações estratégicas, textos, releases, eventos, mídias sociais e tantas outras funções.
Parece algo simples, mas na verdade cada um tem uma maneira de exercitá-la. Há quem goste de barulho para se concentrar, há quem precise ficar isolado em uma bolha, há quem passe a comer muito, outros a tomar café. A busca pela concentração, criatividade…inspiração é um exercício diário, que está atrelado a muitos fatores a nossa volta e principalmente como nos relacionamos a essas coisas.
A inspiração pode estar ligada à nossa personalidade, bem-estar, humor, a nossa bagagem acumulada…de livros, filmes, revistas, leituras, músicas, experiências, conhecimentos, exercícios, pessoas que nos rodeiam. Eu acredito que de certa maneira, a inspiração e as novas ideias surgem principalmente quando você está fazendo o que realmente gosta.
Uma coisa é certa: não adiantar forçar, quanto mais você se obriga a ter que fazer uma coisa, menos produtiva ela é. Dê um tempo, uma volta, faça um alongamento. Depois volte. A inspiração pode vir nas horas mais improváveis, por isso, é importante ter sempre um papel e caneta por perto.
Se engana quem acredita que os extrovertidos possuem mais facilidade na hora de criar. Mihaly Csikszentmihalyi (o grande psicólogo da felicidade) comprovou que os adolescentes que não aguentam a solidão são incapazes de desenvolver seu talento criativo, ou seja, a solidão é fundamental para a criatividade, e temos bons exemplos disso:
Darwin fazia longas caminhadas pelo bosque e recusava enfaticamente convites para festas. Steve Wozniak inventou o primeiro computador Apple sentado sozinho em um cubículo na Hewlett Packard, onde trabalhava. Sim, a solidão é importante. Para algumas pessoas, inclusive, é o ar que respiram.
Outro erro é achar que a criatividade é dom, que algumas pessoas nascem com criatividade. Na verdade, criatividade é uma habilidade humana, todos têm. Como habilidade, precisa ser exercitada... Quanto a inspiração, ela está sempre próxima das coisas e pessoas que você ama, das músicas que gosta de ouvir. dos projetos e sonhos que te motivam!